MedRadius Nova máquina de PET-CT, trouxe mais segurança e conforto para os pacientes

Resultados de Exames Laboratoriais e Anatomopatológico

Resultados de Exames por Imagem

CENTRAL DE MARCAÇÃO

4009-0061

NOTÍCIAS

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DA MEDRADIUS!

Nova máquina de PET-CT, trouxe mais segurança e conforto para os pacientes

PET-CT

Dra. Márcia Lemos, médica nuclear, nos esclarece, algumas dúvidas a respeito do exame PET-CT , um dos mais modernos exames por imagem e importante quando se fala em câncer.

O que é o pet CT?

É um moderno e sofisticado equipamento de diagnóstico por imagem, composto pela tomografia por emissão de pósitrons ( pet) acoplada a um tomógrafo (tomografia computadorizada) sendo possível agregar informações do metabolismo celular e alterações anatômicas em um só exame.

Porque o exame de pet-ct é fundamental para o diagnóstico precoce de diversos tipos de tumores além de doenças neurológicas dentre outras indicações?

Por que as alterações do metabolismo celular são mais precoces que as alterações anatômicas. (O açúcar glicose é fonte de energia da maioria das células tumorais, elas apresentam um alto consumo de glicose em relação às células normais do organismo). E a tomografia por emissão de pósitrons pet avalia a capacidade das células absorverem e consumir açúcar glicose como fonte de energia e a tomografia computadorizada detecta as alterações anatômicas dos diversos órgãos do corpo humano.

O que é 18f fdg o flúor desoxiglicose ?

É o traçador utilizado para aquisição das imagens do exame PET-CT. Consiste em uma pequena quantidade de glicose marcada com isótopo fluor-18 que tem uma meia-vida muito curta aproximadamente 110 minutos e é administrado no paciente por via venosa, em dose única e pode ser injetado em crianças e adultos. Ele não causa nenhum efeito colateral podendo inclusive ser usado em diabéticos

É preciso fazer algum preparo para realizar um PET-CT?

Sim, um preparo prévio, orientado pelo setor de medicina nuclear e PET-CT Medradius.

Como é realizado o exame de PET-CT ?

É injetada a dose de 18f fdg o flúor desoxiglicose.
Uma hora depois, o paciente é posicionado confortavelmente no equipamento que é aberto e geralmente não transmite a sensação de claustrofobia.

O exame tem duração aproximada de 35 minutos e são realizadas imagens de corpo inteiro

Após o término do exame, o médico nuclear, avalia a necessidade de imagens adicionais, em seguida o paciente será liberado para suas atividades habituais sem quaisquer restrições de alimentação e medicações.

Existe alguma complicação ou contra indicação para realizar o exame PET-CT ?

O exame é não invasivo bastante seguro e isento de complicações.

A glicose marcada não causa efeito colateral e é muito semelhante à glicose presente nos alimentos pode ser usada inclusive em pacientes diabéticos.

É válido lembrar que, sempre, em caso de alergia a qualquer tipo de medicamento ou contraste radiológico é necessário informar ao médico responsável. É também, obrigatória a informação quanto a suspeita de gravidez e amamentação.

>>Para sua comodidade, o acesso para o setor de Medicina Nuclear e PET-CT é feito pela Recepção 1 - Rua Hugo Correia Paes, 104.

Telefones para contato: 82 4009 0202 / 4009 0061