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19/04/2017

Confira 7 dicas para uma Páscoa saudável

Páscoa sem culpa. Sim, é possível se render ao chocolate no próximo domingo. Mas calma. Também não precisa comer uma caixa de bombom sozinha ou devorar um ovo mega calórico em cinco minutos. Uma porção de chocolate e uma pitada de equilíbrio parece ser a receita perfeita. Sempre.

A pedido do blog, a nutricionista Karen Schlösser preparou sete dicas para uma Páscoa saudável.  Vamos a elas:

 Fuja dos excessos

Evite comprar –e comer- grandes quantidades de chocolate apenas por empolgação. “Vale mais consumir uma pequena porção de doce de boa qualidade do que muito chocolate de má qualidade”, explica Karen.

Faça a escolha certa

Normalmente, os chocolates ao leite possuem mais manteiga de cacau, o que significa maior porcentagem de gordura e menor efeito benéfico para o corpo. Compostos de manteiga de cacau e açúcar, os chocolates brancos têm ainda mais gordura. “Invista em chocolates amargos com mais de 70% de cacau”, indica.

De sobremesa pode!

“Comer chocolate com o estômago vazio faz aumentar os níveis de açúcar no sangue e, na hora da queda, a fome pode bater ainda mais forte”, conta a nutricionista. Por isso, aposte em uma refeição rica em proteínas e fibras.

O que é meu é seu

Se você não consegue controlar a compulsão por doces, aproveite a ocasião para compartilhar seus chocolates com amigos, familiares e colegas de trabalho. “O indicado é consumir até 30g de chocolate meio amargo ao dia”, salienta.

Pequenas delícias

Escolhas menores são mais inteligentes. Um ovo de Páscoa de tamanho grande pode ter até 1.075 calorias, enquanto os pequenos têm cerca de 72 calorias. “O cérebro não diferencia a quantidade de  chocolate consumida, a liberação de serotonina – o hormônio da felicidade – é a mesma”, explica a especialista.

Aposte em opções alternativas

Use a criatividade para curtir a data sem culpa. “Há substitutos saudáveis ​​para os ovos de Páscoa que podem satisfazer os  desejos por doces. Polvilhe cacau em pó puro por cima de uma banana e leve ao forno micro-ondas. Outra opção é comer frutas picadas com pedacinhos de chocolate meio amargo por cima”.

Regule a alimentação

Durante o feriado, mantenha a disciplina. “Faça um diário alimentar e registre o que você come diariamente. Assim, é possível ter um controle de quantas vezes você está comendo doces e chocolates”, sugere Karen. É comprovado que pessoas que fazem esse registro conseguem perder peso mais rapidamente.