Sobre

Saúde Ocupacional

É uma área que cuida da saúde do trabalhador, especialmente na prevenção de doenças ou problemas provenientes do trabalho. Seu objetivo é promover o bem-estar tanto físico como mental e social dos trabalhadores no exercício de suas ocupações. Vale apena ressaltar que as ações de saúde no trabalho visam contribuir com a prevenção de acidentes e o aumento na produtividade da empresa.

Saúde Ocupacional vai muito além de uma obrigatoriedade do Ministério do Trabalho, ela é um benefício ao empregado e ao empregador.

O simples fato de oferecer um ambiente seguro e saudável para o empregado gera uma resposta positiva ao empregador, pois esse funcionário estará motivado a produzir, visto que não haverá influências ambientais para reduzir sua produtividade.

Através da avaliação médica adequada é possível avaliar as reais condições do candidato, bem como sua aptidão para a função após um período de afastamento, ou ainda sua condição física para assumir um novo posto de trabalho.

Sendo assim, podemos afirmar que o serviço de Saúde Ocupacional é essencial para o crescimento de sua empresa, pois essa ascensão só acontece quando empregado e empregador trabalham juntos de forma justa, segura e saudável.

Quais Programas compreendem o Serviço de Saúde Ocupacional?

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Á Norma Regulamentadora de nº 9(NR9) do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implantação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

PCMSO – Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional
Através desse programa a empresa especifica os exames médicos obrigatórios de seus funcionários, baseado no risco ao qual ele está exposto no ambiente de trabalho.
Fazem parte desses exames: Admissional, Demissional,Periódico, Mudança de função e retorno ao trabalho.
O intuito é prevenir, detectar precocemente, realizar o controle e monitoramento de possíveis danos à saúde do trabalhador.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
Baseado no PCMSO e no PPRA esse documento registra dados administrativos, registros ambientais, atividades desenvolvidas e o resultado de monitorização biológica. Portanto, compreende o histórico laboral do funcionário, com o objetivo de prestar informações ao INSS relativas a agentes nocivos.

Exame Médico Ocupacional

No caso de saúde ocupacional esse exame não é um check – up de rotina. Este é um exame que prioriza a investigação das possíveis repercussões do trabalho, decorrentes da função exercida pelo trabalhador. A investigação clinica está focada na relação entre sinais, sintomas clínicos e subclínicos, bem como a exposição a agentes ou condições ambientais de trabalho que poderão causar enfermidades.

Dessa forma compreendemos que o Exame Médico Ocupacional deve avaliar a repercussão das exposições de fatores ambientais sobre a saúde do indivíduo, da capacidade deste indivíduo exercer determinada função e também da identificação de patologias que podem ser agravadas no decorrer de uma atividade específica.

Saúde Ocupacional MedRadius.

Com atendimento em Maceió/AL, oferecemos o que existe de melhor para o bem estar de sua empresa e de seus colaboradores, atendendo com os cumprimentos Legais de Saúde e Segurança no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Nosso espaço oferece:

  1. Medicina do Trabalho
  2. Exames (admissional, demissional, periódico, retorno ao trabalho e mudança de função).
  3. Exames laboratoriais
  4. Audiometria
  5. Cardiologia
  6. Espirometria
  7. Radiologia
  8. Eletroencefalograma
  9. Eletrocardiograma
  10. Ultrassonografia
  11. Avaliação Psicossocial

Tudo isso com duas vantagens especiais:

  1. Qualidade no processo desde a coleta até a entrega;
  2. Comodidade e Praticidade: todos esses exames são realizados dentro do mesmo espaço físico. Evitando assim o transtorno do funcionário precisar ser transladado por seu Empregador.

Em parceria com a empresa MultiPrevenção estamos funcionamos de segunda a sexta (07:00h às 18:00h) no setor de Entrega de Exames, venha conhecer nossas instalações e negociar conosco.

Tel:(82) 3025-7771 / 4009-0061
Ramal: 2285 e 2283 Saúde Ocupacional

Ofereça aos seus funcionários a qualidade de um serviço que já recebeu o prêmio pelo primeiro lugar na Pesquisa de Satisfação do Cliente como a Preferida na realização de exames de diagnóstico.