CENTRAL DE MARCAÇÃO

4009-0061

Resultado de Exames

Fala Doutor

Fique por dentro de tudo!

Angiotomografia da Aorta

Dra. Carla Jota

Dra. Carla Jota

Radiologista CRM - 4693

A angiotomografia da aorta é um exame rápido e minimamente invasivo, que tem como objetivo principal avaliar a parede externa e interna deste vaso, incluindo a avaliação do seu diâmetro e do grau de comprometimento do mesmo, principalmente em pacientes de alto risco para vasculopatias, como fumantes e portadores de doenças crônicas, como diabéticos e hipertensos. Podemos através deste exame, visualizar as placas de gordura ou de cálcio localizadas nas paredes dos vasos e estimar o grau de estenose (obstrução) que elas causam, indicando o melhor tratamento.

Outra indicação deste exame consiste em avaliar os aneurismas, ou seja a dilatação focal da aorta, assim como o planejamento pré-operatório e avaliação pós-operatória de endopróteses (tratamento endovascular), incluindo a avaliação de possiveis vazamentos (endoleak), a tortuosidade dos vasos, a existência de trombose, roturas, ulceração e dissecção.

Este exame é realizado através do aparelho de tomografia computadorizada, com contraste iodado não iônico administrado através de um acesso venoso, que gera a imagem em um computador que permite a avaliação da aorta em tempo real pelo médico radiologista. Podemos avaliar estas imagens de diferentes formas, utilizando recursos tridimensionais (3D), de navegação no interior do vaso, análise em 360 graus, entre outras técnicas, o que permite ao médico assistente melhor planejamento do tratamento, seja cirúrgico, clínico ou endovascular; e, um controle periódico eficaz.