Exames

Densitometria Óssea

Informações:

Este exame mede a densidade mineral óssea do paciente. Através deste é possível diagnosticar a Osteoporose (perda de massa óssea) e estimar o risco de fratura. É um exame seguro, simples e não requer nenhum tipo de preparo prévio.

Tipos de densitometria e suas orientações para a realização do exame:

Densitometria Óssea do Corpo Inteiro e Composição Corporal

Orientações Importantes:

Pode ser realizado em mulheres, homens e crianças para avaliação da Densidade Mineral Óssea (DMO) do corpo inteiro.O exame da Composição Corporal faz a medição do percentual de massa magra e da gordura corporal.Estes dois exames são realizados simultaneamente e tem duração aproximada de 8 minutos.

Densitometria Óssea de Coluna

Orientações Importantes:

É um exame simples, seguro e rápido. Tem duração aproximada de 3 minutos.É realizado em mulheres, homens e crianças para avaliação da Densidade Mineral Óssea (DMO) das vértebras lombares, usada para o diagnóstico de Osteopenia e Osteoporose.


Densitometria Óssea do Fêmur Proximal ( Dual Fêmur).

Orientações Importantes:

É realizado em mulheres e homens para avaliação da Densidade Mineral Óssea (DMO) dos fêmures, usada para o diagnóstico de Osteopenia e Osteoporose.Este novo equipamento permite a aquisição simultânea do exame do fêmur direito e esquerdo, com duração aproximada de 4 minutos.

Densitometria Óssea do Antebraço

Orientações Importantes:

Este exame é realizado para avaliação da perda de massa óssea secundária ao Hiperparatireoidismo.Tem duração aproximada de 3 minutos.