Exames

Colonoscopia

Informações:

É um exame que permite examinar a parede (mucosa) do intestino grosso e do íleo terminal à procura de anormalidades, além disto, é possível em grandes casos, tratar estas alterações (retirada do pólipo), ou mesmo colher fragmentos do intestino para realização de outros exames (biopsias, etc.).

Atualmente é o melhor exame para prevenção do Câncer de Cólon, através dele é possível visualizar e ao mesmo tempo ressecar as lesões que precedem ao Câncer, que são os pólipos. O Câncer de Colo Retal ocupa hoje no Brasil o quarto lugar dos tumores malignos.

COMO SERÁ FEITO O EXAME:

Geralmente o exame é bem tolerado, você será conduzido a uma sala especial para este exame, e inicialmente deitado do lado esquerdo. Usamos como rotina puncionar uma veia do braço e colocar um soro, com finalidade de repor líquido que foi perdido no preparo do exame. Medicações analgésicas e tranqüilizantes serão aplicadas antes e durante o exame, para diminuir a tensão e aliviar eventuais cólicas abdominais com a introdução do aparelho.

O exame não dói, é feito uma sedação, o único incomodo neste tipo de exame é a limpeza do intestino, onde se fazer necessário um preparo que determina uma diarreia.

A COLONOSCOPIA É UM EXAME DE RISCOS?

Nenhum exame é totalmente isento de riscos, mas as complicações de uma colonoscopia são raras. Usa-se remédios e são realizados procedimentos durante o exame, portanto é possível o aparecimento de sangramentos, reação às drogas, perfurações, infecções. É importante que você leia e autorize o termo de consentimento informado. Se você tem algum receio, converse com nossa equipe.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PARA O EXAME:

Na véspera não tome leite, nem coma seus derivados (manteiga, queijo, iogurte, etc.), nem coma folhosos (couve, alface, vagem, beterraba, etc.), pois deixam resíduos no intestino;
Na véspera, após as 19:00 horas só ingerir líquidos sem resíduos (como chá, água de coco, refrigerantes, etc.);
Siga rigorosamente as indicações do preparo, a limpeza do intestino é muito importante, se não estiver limpo, o exame não poderá ser feito ou poderá não ser completo. Você estará pronto para o exame quando o liquido eliminado estiver claro, ou mesmo amarelo claro, sem apresentar resíduo;
Venha acompanhado de um adulto responsável, pois você não poderá dirigir ou pegar qualquer máquina nas próximas 12 horas depois do exame;
 

O QUE ACONTECE APÓS O EXAME:

É possível que você ainda esteja um pouco sonolento depois de terminado o exame, portanto, se isto acontecer, você ficará em uma sala de observação até que possa ir para a sua casa. Você poderá sentir distensão e/ou desconforto abdominal, devido o ar introduzido no intestino durante o exame. Estes desaparecendo rapidamente, no decorrer do dia, após a eliminação.